Dario Caldas

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Livros publicados

Neste ensaio, resultante de um estudo desenvolvido pelo escritório de tendências Observatório de Sinais , o sociólogo Dario Caldas, apresenta o perfil do consumidor “crono-sensível” e mostra como as experiências temporais contemporâneas estão mesclando velocidades e ritmos, acelerações e desacelerações, levando a uma verdadeira reinvenção do tempo.

O impacto dessa nova sensibilidade temporal cria oportunidades de mercado e já se reflete em algumas estratégias de produtos, serviços e marcas, apresentadas e discutidas pelo autor.. (disponível em ebook)

Como o título indica, Observatório de Sinais - Teoria e Prática da Pesquisa de Tendências (2004) apresenta os fundamentos da metodologia de pesquisa, análise e aplicação estratégica de tendências idealizada por Caldas e que deu origem à empresa de consultoria e estudos de mercado homônima (em atuação com a marca Observatório de Sinais desde 2002).

Trata-se de livro pioneiro na abordagem metodológica da pesquisa e análise de tendências e continua sendo obra referencial para profissionais, pesquisadores e acadêmicos de diversas áreas e setores de atividades.A edição em e-book (2014) traz um capítulo inédito, "As novas regras das tendências", em que o autor revê e atualiza a discussão. Imprescindível. (disponível em ebook)

O livro Universo da Moda (1999) foi publicado a partir de um curso online sobre moda cujo conteúdo foi idealizado e produzido por Caldas entre 1996 (de maneira inédita no mundo, nesse momento - basta lembrar que a internet comercial estava apenas chegando ao Brasil) e 2001. É uma espécie de "introdução aprofundada" sobre a moda, campo que serviu de laboratório para os estudos sobre tendências que o autor fez ao longo dos anos 90.

O texto ainda é muito utilizado nas faculdades de moda de todo o país e continua um "best-seller" da área, mesmo esgotado. (disponível em ebook)

O livro Homens (1997) fez parte de uma ampla pesquisa sobre o novo comportamento masculino como macrotendência e seus reflexos para o mercado, realizada por Dario Caldas entre 1995 (ano em que foi apresentado o seminário "O Novo Homem - comportamento, moda e mercado") e 1999 (defesa da dissertação de mestrado do autor na ECA-USP, também dentro do assunto). Organizado por Caldas, o volume trouxe sete textos inéditos de autores especialmente convidados o projeto, entre eles, o antropólogo Roberto DaMatta, o escritor João Silvério Trevisan e o jornalista Fernando de Barros.

O resultado é uma visão complexa e interdisciplinar sobre a questão do masculino contemporâneo, que continua atual.

Mestre em comunicações (ECA-USP) e sociólogo (FFLCH-USP). Fundou e idealizou a metodologia do Observatório de Sinais (SP), escritório pioneiro em pesquisa e análise de tendências de comportamento e consumo, em atividade desde 2002. Dirigiu estudos de mercado e prestou consultoria consumer-oriented para empresas e marcas como Deca, Wella, Grupo Globo, L’Oréal Paris, Johnson & Johnson e Coca-Cola do Brasil, entre outras. Larga experiência em educação corporativa e como professor em cursos de pós-graduação e MBAs.

Tem quatro livros publicados, entre os quais Observatório de Sinais: Teoria e Prática da Pesquisa de Tendências; A Reinvenção do Tempo: Aceleração e Desaceleração na Sociedade e no Consumo.