E-ODES

Selecione o ícone positivo
para acessar o conteúdo

Publicações

Consumo e comportamento jovem
Consumo e comportamento jovem no Brasil
  • 2016- Resumo do relatório completo da pesquisa

Esta publicação é uma parte das informações levantadas pelo estudo "Depois de amanhã: consumo e comportamento jovem no Brasil", uma análise do presente com projeções para o médio e longo prazos, realizado entre abril e junho de 2016.

Leia
Varejo
Varejo Tendências PDV
  • 2010- Resumo do relatório completo da pesquisa

Por outro lado, na última década falou-se exaustivamente da necessidade generalizada de inovar e de reinventar-se. É verdadeiro afirmar que o impacto das inovações no ponto-de-venda pode definir um posicionamento competitivo no mercado, mas quais são as novas forças propulsoras da inovação, além da tecnologia? Quais são, enfim, os novos formatos de lojas, as experiências que antecipam e já apontam para o futuro, e por isso tornam-se referências no presente?

Leia
Consumo em Tempos de Crise
Consumo em Tempos de Crise
  • 2009- Resumo do relatório completo da pesquisa

Realizada em 2009 pelo Observatório de Sinais, a ideia principal da pesquisa era avaliar expectativas, temores e hábitos de consumo em relação à crise econômica de 2008-2009, à sustentabilidade e à possibilidade de mudanças de comportamento de consumo em função dessas duas grandes variáveis.

Leia
A Jóia, o Jovem e o Luxo Emocional
A Jóia, o Jovem e o Luxo Emocional
  • 2004- Resumo do relatório completo da pesquisa

Realizado em 2005, esse estudo de mercado, focado no consumidor jovem, tinha por objetivos produzir um pacote de informações estratégicas sobre o jovem e sua relação com a joia, fornecendo ao setor joalheiro um conjunto de orientações para ações futuras. O material aqui apresentado é uma síntese de alguns pontos do estudo.

Leia

Ebooks

A reinvenção do tempo
A reinvenção do tempo - aceleração e desaceleração na sociedade e no consumo
  • 2014 - Dario Caldas

Neste ensaio, resultante de um estudo desenvolvido pelo escritório de tendências Observatório de Sinais, seu diretor, o sociólogo Dario Caldas, apresenta o perfil do consumidor “crono-sensível” e mostra como as experiências temporais contemporâneas estão mesclando velocidades e ritmos, acelerações e desacelerações, levando a uma verdadeira reinvenção do tempo. O impacto dessa nova sensibilidade temporal cria oportunidades de mercado e já se reflete em algumas estratégias de produtos, serviços e marcas, apresentadas e discutidas pelo autor.

comprar
OBSERVATÓRIO DE SINAIS
Observatório de Sinais - Teoria e Prática da Pesquisa de Tendências
  • 2015 - Dario Caldas

Neste livro, você encontrará uma análise abrangente e inovadora do tema "tendências", um olhar crítico e desafiador sobre verdades tidas como absolutas e há muito sedimentadas nesse universo. Originalmente publicado em 2004, trata-se de livro pioneiro na abordagem metodológica da pesquisa e análise de tendências e continua sendo obra referencial para profissionais, pesquisadores e acadêmicos de diversas áreas e setores de atividades. Esta edição em e-book traz um capítulo inédito, "As novas regras das tendências", em que o autor revê e atualiza a discussão. A edição e o design deste e-book foram revistos e atualizados em 2015.

comprar
Universo da Moda
Universo da Moda - Edição Online
  • 2013 - Dario Caldas

A moda é um fenômeno que vem alcançando dimensões inéditas na história, ao extrapolar os limites da roupa e invadir as diversas esferas da vida social. É sobre esse fenômeno, ao mesmo tempo frívolo e complexo, efêmero e de profundas consequências sobre a cultura contemporânea, que trata o "Universo da Moda", de Dario Caldas. Objetivo, abrangente e atual, enfocando a moda sob vários prismas, o texto é uma fonte de pesquisa para estudantes, profissionais e interessados. Publicado originalmente em 1999, esta edição, revista e atualizada, traz um capítulo inédito sobre a moda contemporânea e o momento da moda no Brasil de hoje.

comprar