OBSERVATÓRIO DE SINAIS

ESCRITÓRIO DE CONSULTORIA
EM TENDÊNCIAS DE COMPORTAMENTO,
SOCIEDADE E CONSUMO.

Pioneiro na identificação e análise de tendências

Baseado em São Paulo, o Observatório de Sinais (ODES) é o escritório de consultoria em tendências de comportamento, sociedade e consumo, pioneiro no Brasil, em atividade desde 2002.

Nossa razão de ser é produzir e compartilhar conhecimento estratégico. Nosso objetivo final: ajudar empresas e marcas a contar histórias significativas por meio de suas ações, produtos, serviços e comunicação.

Inovação, relevância, perenidade, criação de valor e ganhos de competitividade são apenas resultados naturais dessa conexão com os consumidores de hoje e com as tendências de amanhã, potencializada ao mercado pelo Observatório de Sinais.

UMA VISÃO AMPLA E PRECISA DOS COMPORTAMENTOS DE CONSUMO

Identificamos, pesquisamos, analisamos e aplicamos tendências sociocomportamentais e de consumo. Nosso diferencial é a metodologia dos sinais, inovadora e reconhecida pelo mercado e pelo meio acadêmico.

Como trabalhamos

PESQUISAR, ANALISAR, ORIENTAR: PARA PROBLEMAS ESPECÍFICOS, SOLUÇÕES PERSONALIZADAS

O Observatório de Sinais funciona em torno de dois grandes eixos:

É o nosso dia-a-dia. Observar os comportamentos, detectar mudanças e continuidades, identificar novos movimentos e analisar como essas tendências vão impactar os estilos de vida e o consumo são as atividades que alimentam o observatório e nos preparam para prestar serviços ao mercado. A pesquisa e análise de tendências é especialmente útil para:

  • Acompanhar a evolução dos estilos de vida
  • Entender as visões de mundo, isto é, a evolução de valores, crenças e significados que as pessoas atribuem às coisas e aos fatos
  • Detectar novos comportamentos de consumo
  • Mapear os principais movimentos de sociedade e mercado
  • Antecipar informações estratégicas

É a parte mais desafiadora do trabalho. Quando acionados por um cliente, com suas demandas e necessidades, transformamos as tendências em informação estratégica. Ou seja: as tendências se tornam uma ferramenta que ajuda a equacionar problemas e a gerar soluções e insights para um projeto, no contexto de um mercado ou segmento específicos.

É por isso que não acreditamos em pacotes prontos: cada caso é um caso, cada projeto exige um novo olhar sobre as tendências e o que elas têm a ver (ou não) com aquele problema.

A aplicação estratégica de tendências é especialmente útil para:

  • Planejamento estratégico
  • Desenvolvimento de produtos e serviços
  • Como ferramenta para o posicionamento no mercado
  • Gestão de marcas
  • Processos de inovação
  • Argumentos e estratégias comerciais

DIFERENCIAIS ODES

Cada projeto é absolutamente personalizado. A identificação, análise e interpretação de tendências se completam com recomendações e orientações precisas quanto às direções a seguir, com a segurança e a assertividade que diferenciam os estudos ODES.

Formação acadêmica sólida com vasta experiência de mercado da equipe

Trajetória

Metodologia dos sinais Saiba mais